Cidade

Zeladoria Urbana desobstrui galerias e cursos d’água para conter os impactos das chuvas no período de inverno

Força-tarefa intensifica ações de limpeza em áreas de risco para prevenir enchentes

 As equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZUR) estiveram em quatro pontos estratégicos da capital, atuando na limpeza de cursos d’água e bueiros. O trabalho faz parte do Plano de Inverno, implementado pela Prefeitura de Macapá como medida preventiva contra enchentes, comuns no período chuvoso na cidade.

O foco dos serviços está na desobstrução e na retirada de entulhos acumulados nas galerias. Os verdinhos têm atuado nos córregos das avenidas 13 de setembro e Ben-Hur Corrêa Alves, no bairro Muca, e na Bacia das Pedrinhas, que anualmente transborda e alaga os bairros ao redor.

Segundo dados de 2023 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Macapá já registrou índices de chuva superiores à média histórica, com 144,1 milímetros (mm), enquanto a média era de 96,3 mm. Esse aumento intensifica a necessidade de ações preventivas para 2024.

O secretário da SEMZUR, Helson Freitas, esteve presente na limpeza da Bacia das Pedrinhas nesta segunda-feira. Ele destaca que a secretaria tem disponibilizado, além dos verdinhos devidamente equipados, uma balsa e uma retroescavadeira para auxiliar as equipes na desobstrução.

“Aqui são anos de abandono, uma área completamente ocupada por lama, resíduos e vegetação. Infelizmente, parte da população ainda insiste em descartar resíduos nos canais e bueiros, e um dos locais onde esses resíduos se acumulam é aqui. Sempre pedimos a colaboração dos munícipes na manutenção e no cuidado com o próprio lixo”, conta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo