Esportes

Por que o Corinthians não joga a Copa do Brasil de 2025?

Fora do mata-mata do Campeonato Paulista 2024, Alvinegro precisaria se classificar para a Libertadores para jogar o torneio do ano que vem; entenda

A eliminação do Corinthians nas semifinais da Copa Sul-Americana, diante do Racing, praticamente acabou com as chances do clube se classificar para a Copa do Brasil do ano que vem. Na ida, o Alvinegro empatou em 2 a 2 na Neo Química Arena, mas, na volta, no Estádio El Cilindro, acabou tomando a virada após um gol de Yuri Alberto, perdendo por 2 a 1 e dando adeus às chances de título no continental.

O critério para classificação à Copa do Brasil, reformulado pela CBF em 2022, é de todo simples: ou o Corinthians se classificaria como um dos cinco melhores times do Campeonato Paulista 2024 ou se classificando para a Copa Libertadores do ano que vem.

No Estadual, contudo, o Alvinegro sequer se classificou para o mata-mata. E como as únicas chances de classificação para a Libertadores, portanto, recaem sobre o Campeonato Brasileiro e o clube luta contra o rebaixamento, as possibilidades de disputar a Copa do Brasil 2025 são matematicamente ainda possíveis, mas praticamente nulas.

Enquanto luta para escapar do rebaixamento, o Corinthians também briga para ter pelo menos mais uma competição no calendário no ano que vem. Por ora, o time disputará apenas o Paulistão e o Brasileirão, mas se classificaria à Copa Sul-Americana mais uma vez se terminar o nacional dentro do G-12.

Na prática, porém, existe uma grande possibilidade de que a zona de classificação ao torneio continental se estenda até o 14° ou até mesmo 15° lugar, a depender dos resultados das finais da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil deste ano, que contêm todas equipes da parte de cima da tabela.

Agora só com o Brasileiro para disputar, o Corinthians canalizará todas suas forças na luta contra o rebaixamento. O Alvinegro é o atual 15° posicionado, a duas posições e um ponto acima da zona do perigo. Na próxima segunda-feira (4), Ramón Díaz e sua trupe terão um dos jogos mais importantes do ano, recebendo o Palmeiras, candidato ao título, na Neo Química Arena. A bola rola a partir das 20h (de Brasília).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo