Cidade

Parceria leva tecnologia e inovação para a 53ª Expofeira do Amapá

A 53ª edição da Expofeira do Amapá começou na quinta-feira (29), e o Senai e Sesi no Amapá estão marcando presença no evento com um espaço dedicado à tecnologia e inovação. Localizado no Pavilhão Aquário de Inovação, o estande das instituições integra um grupo de organizações de ensino e pesquisa locais e nacionais, todas voltadas para serviços tecnológicos e inovadores.

No local, os visitantes têm a oportunidade de conhecer alguns dos serviços oferecidos pelo SENAI e SESI no Amapá, como a robótica educacional, que permite ao público montar um robô voltado para competições.

Nilkson Franco, 22 anos, estudante de licenciatura em Química, foi um dos visitantes e disse que este foi o primeiro contato com a robótica. “Quando vemos de longe, parece ser algo muito complexo, mas ao começar a montar percebemos que não é tão difícil assim”.

Nilkson ainda destaca o desejo de se aprofundar no tema, visando desenvolver projetos relacionados à sua futura área de atuação. “Quando as pessoas veem a robótica e a química, elas têm a falsa impressão de que são assuntos complexos, mas aplicando a metodologia correta, é possível desmistificar isso e desenvolver um bom trabalho”, completa.

Outro destaque no espaço do SENAI e SESI Amapá é a reprodução de uma planta da Indústria 4.0, que foca em inovação, eficiência e produção em massa de produtos personalizados. Os visitantes podem visualizar como a dinâmica industrial funciona, além de solicitar produtos com características únicas, demonstrando a versatilidade e potencial dessa tecnologia.

Serviço de Tecnologia e Inovação

O Serviço de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI Amapá também está presente, exibindo soluções tecnológicas para o estado, por meio de serviços técnicos especializados, consultorias em tecnologia e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Para a coordenadora do STI, Jane Palmerim, o Amapá possui diversas startups que já oferecem serviços para todo o Brasil, e o acesso às soluções tecnológicas do SENAI Amapá pode ser uma maneira eficaz de impulsionar esses negócios.

“Levar os serviços do STI para a Expofeira é uma forma de mostrar ao pequeno empreendedor que o produto que ele desenvolve pode ter um grande potencial, desde que receba a consultoria adequada. Nós estamos aqui para receber, conhecer e conversar sobre as diversas possibilidades que o STI oferece para essas ideias inovadoras”, afirma Jane.

Para Jane, muito além de mostrar os produtos e serviços, a área do SENAI e SESI na Expofeira busca inspirar jovens e profissionais a explorar novas tecnologias e possibilidades de inovação. “A exibição do portfólio de produtos e serviços que as duas instituições oferecem consolida a importância da educação técnica e profissional no desenvolvimento socioeconômico do Estado”, completa a coordenadora.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo