Homem é preso com mais de 800kg de explosivos em Oiapoque
Prisão e apreensão do material foi possível após denúncia feita do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Oiapoque
Elden Carlos / Editor
Policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Oiapoque, no extremo Norte do Amapá, apreenderam mais de 800 quilos de explosivos na manhã de domingo (25). Parte do material estava em uma residência localizada no bairro Infraero. O volume maior da carga estava escondida no quarto de uma pousada localizada na área central da cidade fronteiriça.
Segundo o comando do12º BPM, na quinta-feira (22) houve uma denúncia de que um homem estaria acondicionando os explosivos na residência. O serviço reservado de inteligência do Batalhão iniciou os levantamentos e após constatar a veracidade da denúncia acionou a Polícia Civil (PC) que representou pelo pedido de busca e apreensão nos dois endereços.
Um homem identificado apenas como ‘Marinaldo’ recebeu voz de prisão. Ele confessou ser o dono da carga e disse que tinha comprado os explosivos no município de Itaituba (PA). A carga tinha como destino a Guiana Francesa e Suriname. Ainda de acordo com a denúncia, parte dos explosivos já haviam sido enviados para o território ultramarino francês.
Além dos explosivos, ainda foram apreendidas boninas em rolo de cordel e recipientes de ácido utilizados na extração ilegal de ouro. Os dois endereços foram isolados. Houve a necessidade de acionar a equipe antibomba do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para manusear os produtos apreendidos em segurança e realizar a confecção de laudo técnico, teste de eficiência, remoção e demais medidas técnicas necessárias. A Polícia Científica do Amapá (PCA) também foi acionada. O caso foi apresentado no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Oiapoque.