Esportes

Da venda de bombons para tatames do mundo com jiu-jítsu: paraense faz as malas para torneios

Ilan Figueiredo, de 12 anos, é uma promessa da modalidade e acumula mais de 50 títulos, ainda nenhum fora do Brasil 

Da venda de bombons na praia para arrecadar dinheiro para os campeonatos, aos tatames mais disputados do mundo. Prestes a disputar três das maiores competições internacionais do jiu-jítsu, Ilan Figueiredo, de apenas 12 anos, já é uma das promessas para o Brasil na modalidade.

Ivaldo Figueiredo, de 37 anos, pai e treinador do garoto, confessa que a família passou, e ainda passa, por momentos de dificuldade financeira. Mas, segundo ele, o objetivo principal ainda é fazer a carreira de Ilan ser um sucesso.

“As pessoas não acreditavam na gente, achavam que eu estava explorando ele, que ainda era muito pequeno. Passamos por muita humilhação mesmo”, contou o pai-treinador. “Depois que começamos a postar, a gente mostrava o perfil e as pessoas nos ajudavam, compravam os bombons.”

Mesmo muito novo, Ilan acumula mais de 50 títulos entre torneios nacionais, interestaduais e regionais. Natural de Salinópolis, pequeno município no litoral do Pará, a 200 km de Belém, o garoto é conhecido como “Gasparzinho” no universo do jiu-jítsu. Ele começou a carreira ainda em 2016, em um projeto da escola em que estuda.

Ainda neste mês, o lutador viajará com o pai para a Austrália, para disputar o Pan Pacífico da categoria. Esta será a primeira vez do atleta em competições internacionais. Até o fim do ano, Ilan também competirá na Irlanda, pelo Aberto Internacional, e em Abu Dhabi, pela competição considerada a Copa do Mundo de jiu-jítsu.

Projeto Olimpíada 2028

Sobre os bastidores do futuro da carreira do filho, Ivaldo mostrou empolgação ao contar os próximos passos do garoto. Segundo o treinador, Ilan vai começar a treinar judô, com o intuito de competir pela modalidade também.

“A gente quer já introduzir o judô e fazer treinos separados, pensando na Olimpíada em 2028. Até lá, se treinarmos e nos dedicarmos, o Ilan já vai estar na faixa-preta, com seus 18 anos. Queremos muito ir para a Olimpíada”, confessou.

Informações: R7.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo