Mundo

Muhammad Yunus, ganhador do Nobel da Paz, vai liderar governo interino em Bangladesh

Economista é conhecido por ter tirado milhões de pessoas da pobreza por meio da concessão de microcréditos, iniciativa pela qual recebeu diversas premiações internacionais

O ganhador do Nobel da Paz Muhammad Yunus, 84, foi designado para liderar o governo interino em Bangladesh, após a dissolução do Parlamento e a fuga da premiê, Sheikh Hasina.

A decisão de formar um governo interino chefiado por Yunus foi tomada durante reunião entre o presidente Mohamed Shahabuddin, comandantes militares e os estudantes que lideraram os protestos deste mês, informou a presidência do país.

“O presidente pediu ao povo que o ajude a superar a crise. Para isso, é necessária a rápida formação de um governo interino’, acrescenta o comunicado. Muhammad Yunus havia dito hoje (6), à AFP, que estava disposto a chefiar um governo interino.

O economista, 84, é conhecido por ter tirado milhões de pessoas da pobreza por meio da concessão de microcréditos, uma iniciativa pela qual recebeu, em 1988, o prêmio Príncipe das Astúrias da Concórdia e, em 2006, o Nobel da Paz.

Sheikh Hasina o acusou de “sugar o sangue” dos pobres. Nahid Islam, líder do coletivo de estudantes, confirmou a decisão e descreveu as conversas como “frutíferas”. O presidente Shahabuddin concordou que o governo interino “seja formado o quanto antes”, informou.

Mohamed Shahabudin destituiu o comandante da polícia nacional, após as manifestações sangrentas que levaram à fuga da premiê, informaram seus serviços.  O presidente também dissolveu o Parlamento, uma das principais exigências dos estudantes, compartilhada com a principal formação de oposição, o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP, na sigla em inglês).

Sheikh Hasina, 76, estava no poder há 15 anos, mas seu último mandato como primeira-ministra, que começou em janeiro, foi marcado pelo boicote da oposição às eleições, que as denunciou como nem livres, nem justas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo