Os 121 anos de criação do município de Amapá serão celebrados com ações culturais e de cidadania, além da assinatura de ordens de serviço para a construção do pórtico de entrada da cidade e do Hospital Regional. Neste sábado, 22, a cidade será simbolicamente a capital estadual.
A transferência simbólica da capital ocorre desde 2009, em função de decreto assinado pelo governador Waldez Góes, e se dá em comemoração à criação do município, em 22 de outubro de 1901, e reafirma sua importância para a formação histórica do território brasileiro como se conhece atualmente. Outro decreto governamental em reconhecimento da cidade de Amapá foi a sanção da lei que torna 15 de maio, Dia de Cabralzinho, feriado estadual.
História
Ao amanhecer do dia 15 de maio, a Vila do Espírito Santo do Amapá – hoje o município de Amapá – foi invadida por uma tropa da Legião Estrangeira, vinda de Caiena, capital do território ultramarino da Guiana Francesa.
A organização militar francesa era conhecida por agregar homens de várias nacionalidades, sem nenhum tipo de seleção para entrar, por isso, muitos criminosos procurados pelas justiças de seus países encontravam na Legião Estrangeira um refúgio protegido pelas leis internacionais.
À época o Amapá formava uma região de Contestado Franco-Brasileiro. Após a batalha, a República reconheceu o heroísmo de Cabralzinho e seus comandados. O Laudo Suíço, em 1900, ratificou o Rio Oiapoque como fronteira franco-brasileira e pôs fim ao litígio. No ano seguinte, em 22 de outubro de 1901, a lei nº 798 criou a cidade de Montenegro, que em 1903, volta a receber a denominação de Amapá até os dias atuais.
Programação
Sexta, 21
19h às 20h
- Missa Solene
A partir das 20h
- Show artístico: Aliciele, Gean dos Teclados, Banda Cunha do Norte Leticia, Uolly Dj, Pirão Dj Bruno Mix
Sábado, 22
8h às 13h
- Atendimento ao Cidadão, com serviços prestados pelo Detran, Sims, Super Fácil, Sejuv, Creap, Rurap;
Local: Salas de aulas da Escola Vidal de Negreiros
- Feirinha do Agricultor, coordenada pela SDR e RURAP
Local: Tendas em frente a Escola Vidal de Negreiros
- Atendimento na carreta da Defensoria Pública do Amapá
Local: Em frente a Escola Vidal de Negreiros
8h às 10h
- Entrega dos novos prédios da Prefeitura Municipal e do Conselho Tutelar;
Local: Rua Janary Nunes
- Entrega das Ordens de Serviços para construção do pórtico de entrada da cidade e para construção do Hospital Regional de Amapá
Local: Prefeitura Municipal de Amapá
8h às 12h
- Aulão do Enem e entrega da ordem de serviços para revitalização das instalações elétricas da Escola Veiga Cabral
Local: Quadra da Escola Vidal de Negreiros
10:30 horas
- Visita às obras da Praça Cabralzinho; Orla da Cidade; Avenida FAB, Rua Quintino Tavares Pontes e Avenida Cônego Maltez. Centro Administrativo; e Estádio Júlio Vieira
14 às 16 horas
- Palestra “Amapá Cacau, RENIVA e PPI” e entrega de 40 roçadeiras (SDR)
Local: Parque de Exposição João Pompílio
16:30 às 18 horas
- Roda de conversa com acadêmicos da UEAP e visita ao campus de Amapá.
Local: Parque de Exposição João Pompílio
20 horas – Encerramento da Programação
Show Artísticos: Acorde Celeste, Anderson dos Teclados, Derik Nunes, Cabaré do Brega, DJ Dinamite, DJ Erlinho, DJ Tubinho