Banner principalPolícia

Dados da Segurança Pública apontam redução em roubos e furtos durante o 1º semestre

O resultado das estratégias de enfrentamento à criminalidade e investimentos na segurança pública adotados pelo Governo do Amapá, apresenta dados significativos na redução dos crimes de roubo e furto registrados no estado. Nos seis primeiros meses de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado, a diminuição foi de 18,35% nos roubos, e 9,11% nos furtos.

Em números, de janeiro a junho de 2023 foram 4.164 ocorrências de roubos contra 3.408 este ano. Já os furtos, caiu de 6.202 para 5.637, no mesmo período.

A queda nos índices de criminalidade começou ainda no primeiro ano da gestão. Enquanto em 2022 foram catalogadas 10.619 ocorrências de roubo, em 2023, com a implementação de políticas públicas e integração das forças de segurança, os dados diminuíram para 7.963 casos. O mesmo padrão aconteceu com os furtos, que passaram de 12.899 para 12.514 registros em 2023.

O secretário de Segurança Pública, José Neto, atribui o bom desempenho do trabalho policial às tratativas do Governo do Estado com o Governo Federal que, através das operações “Hórus”, “Paz” e, mais recentemente, a “Protetor”, reforçaram significativamente o efetivo de agentes públicos nos principais municípios do Amapá.

Outro destaque do gestor é para a chegada de 500 novos policiais militares para fortalecer a segurança da população amapaense nas ruas. O efetivo foi distribuído para todos os municípios.

“Conseguimos aumentar, de uma forma muito significativa, o policiamento ostensivo e preventivo com a Polícia Militar, com o trabalho investigativo da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio, que apura esses delitos, e com as recorrentes operações em nosso estado. A prática esportes, por exemplo, nas áreas de lazer comuns, abertas, como na orla da cidade, onde havia vários registros de assaltos, hoje é mais tranquila com o trabalho de prevenção e presença da PM”, explicou o gestor.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo