PF e Ibama realizam operação contra garimpo ilegal em Tartarugalzinho/AP
Durante a ação, as autoridades destruíram todo o maquinário utilizado pelos garimpeiros e inutilizaram a área que estava sendo explorada ilegalmente
Em uma operação conjunta, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram uma ação de combate ao garimpo ilegal de ouro na região de Tartarugalzinho, no estado do Amapá. A operação, que ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira, (25), resultou na prisão em flagrante de um homem de aproximadamente 50 anos.
Durante a ação, as autoridades destruíram todo o maquinário utilizado pelos garimpeiros e inutilizaram a área que estava sendo explorada ilegalmente. A operação tem como objetivo principal coibir a extração ilegal de recursos minerais e proteger o meio ambiente, além de garantir a integridade dos bens da União.
O homem preso será indiciado por usurpação de bens da União e organização criminosa, crimes que podem resultar na pena de 13 anos de reclusão. Ele foi encaminhado ao Iapen (Instituto de Administração Penitenciária), onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Federal e o Ibama reafirmam o compromisso de continuar atuando de forma incisiva contra atividades ilegais que ameacem os recursos naturais e a segurança da população.