Iniciado pela Prefeitura de Macapá em abril deste ano, o atendimento médico no contraturno já realizou mais de 24 mil consultas ambulatoriais. A iniciativa faz parte do programa “Saúde Para Todos”, maior plano de ação já anunciado pela gestão municipal. O serviço, que era inédito na rede municipal de saúde, tem como objetivo ampliar e facilitar o atendimento para a população que tem dificuldade em acessar as unidades de saúde durante o período diurno.
A agenda noturna está funcionando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Marcelo Cândia, Congós, Perpétuo Socorro, Pedro Barros e Marabaixo e nela são ofertadas consultas ambulatoriais agendadas nas especialidades de clínico geral, ginecologia, obstetrícia, pediatria e cardiologia.
Nas unidades de saúde a demanda é livre para os casos de urgência, mas a população também pode realizar o agendamento nos turnos da manhã e tarde. Durante o agendamento é perguntado ao usuário em qual horário ele deseja que a consulta seja marcada.
“Essas são as especialidades em que temos uma grande demanda por atendimento e a ampliação com mais um turno de atendimento significa que o tempo de espera do paciente para a consulta será menor”, diz a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.