Prefeitura de Macapá inaugura 1ª Unidade de Vigilância de Zoonoses
Espaço servirá para coordenar ações de prevenção; controle e pesquisa das doenças conhecidas como zoonoses
A Prefeitura de Macapá inaugurou a primeira Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), localizada no bairro Fazendinha. O espaço coordenará ações de prevenção; controle e pesquisa das doenças conhecidas como zoonoses, transmitidas de animais para humanos e vice-versa.
A UVZ avançará no controle e estudo de outras doenças como malária; dengue; leishmaniose; leptospirose e raiva, bem como aprimorará processos de trabalho na área de ciência e educação.
O investimento de R$ 3.351.232,94 é oriundo de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, mais contrapartida do Tesouro Municipal.
O tamanho total da área construída é de 1.566,17 metros quadrados. A estrutura é dividida em cinco blocos, que contém: departamento técnico-administrativo; controle animal; apoio de campo; operação de campo; serviços gerais; instalações e infraestrutura.
A estrutura tem 59 ambientes que incluem: canil; gatil; sala de eutanásia; depósito de ração; estacionamento; lavanderia; sanitários; sala de vacinação; secretaria, entre outros.
As Universidades e Institutos Federais serão convidados, em forma de cooperação, para utilizar a UVZ como laboratório de extensão para alunos, professores e pesquisadores.
“Isso é sinônimo de ciência, tecnologia e inovação. Eu comparo nossa Unidade ao Instinto Evandro Chagas, de Belém. É isso que seremos daqui alguns anos. Inauguramos um prédio. Contudo, construíremos um serviço que cuidará de saúde animal, humana e do meio ambiente”, frisou o chefe do Executivo Municipal, Dr. Furlan.