Procon apresenta balanço de operações em 2024
De janeiro de 2024 a 31 de maio, 77 denúncias foram apuradas, além da realização de 31 ações que fiscalizaram 451 pontos comerciais
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Amapá celebrou 22 anos de atuação. Em comemoração, o órgão apresentou um balanço positivo das operações feitas nos primeiros cinco meses do ano.
De janeiro de 2024 a 31 de maio, 77 denúncias foram apuradas, além da realização de 31 ações que fiscalizaram 451 pontos comerciais. O órgão também realiza constantemente ações educativas para garantir os direitos da população nas relações de consumo.
De acordo com dados do Núcleo de Fiscalização do Procon, as práticas de proteção e defesa do consumidor vêm sendo aperfeiçoadas na busca de soluções individuais. Além disso, a diminuição no número de denúncias formalizadas é resultado de um trabalho preventivo que o instituto vem realizando, promovendo harmonia e transparência nas relações de consumo.
As fiscalizações em estabelecimentos específicos do mercado ocorrem de acordo com a oferta de serviços e produtos. Em 2023, o Procon recebeu 127 denúncias no atendimento físico e 151 por e-mail. Houve 59 ações planejadas em datas comemorativas, totalizando 1069 empresas fiscalizadas durante o ano.
Ações
- Operação ‘Volta às Aulas’
- Operação ‘Carnaval’
- Ação de Dia da Mulher
- Semana Santa e Páscoa
- Abril Laranja: Ação mundial de combate aos maus-tratos de animais
- Ação de Dia das Mães
- Operação ‘São João’
- Operação ‘Namorados’
Denúncias
Para esclarecer dúvidas, conhecer os serviços e realizar denúncias, a população pode recorrer à sede do Procon-AP, localizada na Avenida Henrique Galúcio, nº 1155 – B, bairro Central de Macapá. O instituto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30. Denúncias e reclamações podem ser feitas pelos números: 151 ou 3312-1021.
O Procon também leva ainda o atendimento móvel por meio da Van itinerante, para diferentes bairros da capital, para as pessoas que têm menos acesso à sede principal.