A medida da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem como base os números epidemiológicos que apresentam queda de casos positivos
Com o avanço da imunização da população da capital contra a Covid-19 em mais de 77% das pessoas acima de 18 anos vacinadas com a primeira dose, e 67,93% com a segunda dose, a Prefeitura de Macapá decidiu encerrar as atividades da Unidade de Triagem e Acolhimento (UTA) para Síndromes Respiratórias Santa Inês, localizada na orla da cidade no próximo sábado (15).
A medida da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem como base os números epidemiológicos que apresentam queda de casos positivos. Desde o dia 4 de outubro foram registrados 8 novos casos da doença em Macapá.
Outro dado relevante que determinou o encerramento das atividades da unidade foi o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da Covid-19 no Amapá, que é de 5,6%, considerando as redes pública e privada. Além disso, não foi registrado nenhum óbito relacionado à doença em mais de um mês.
Funcionando desde junho de 2020, o espaço foi adaptado para funcionar como Unidade Básica Covid-19 Santa Inês, ofertando atendimento para pacientes com sintomas mais graves do novo coronavírus. Em maio deste ano, ele foi reestruturado para funcionar como UTA, atendendo também pacientes pediátricos e outras síndromes respiratórias além da covid.
“Sabemos da importância que esse local teve durante os períodos mais críticos da pandemia e somos muito gratos a todos os profissionais que atuaram aqui na assistência a população, mas com a estabilização do nosso quadro epidemiológico agora podemos comemorar e devolver a quadra esportiva para a população do bairro Santa Inês como um espaço de desporto e lazer”, disse a secretária de saúde, Erica Aymoré.
Passam a ser referência para síndromes gripais e casos suspeitos de Covid as UBSs dos bairros Perpétuo Socorro e Marabaixo, além da UBS Marcelo Cândia, na zona norte, e Pedro Barros, na Fazendinha.