Conto “Aventura de Davi, o boto-tucuxi”, produzido e ilustrado pelos alunos, garantiu o bicampeonato do Projeto FrancEcolab
A Escola Estadual de Classe Bilíngue Marly Maria, localizada no Conjunto Macapaba, conquistou, pelo 2º ano consecutivo, o 1° lugar no Concurso Internacional FrancEcolab. O bicampeonato veio através do conto “Aventura de Davi, o boto-tucuxi”, inscrito pelos estudantes do 4º e 5º ano, que disputaram o prêmio na categoria Fundamental I.
Este ano o certame abordou como temática a proteção da biodiversidade e contou com a participação de escolas de todo Brasil, que elaboraram projetos sobre a importância da educação ambiental, da conscientização e da preservação do meio ambiente.
“Aventura de Davi, o boto-tucuxi”
O conto “Aventura de Davi, o boto-tucuxi”, escrito em português e francês, relata a história da ameaça de extinção dessa espécie marinha da Amazônia, enfatizando a consciência sobre a necessidade de protegermos os oceanos e rios. As crianças desenvolveram a história e as ilustrações com a ajuda dos professores.
Como premiação, a Escola Marly Maria, que oferta ensino bilíngue em francês e português, recebeu uma viagem com acompanhante com destino a Recife para participar do Seminário FranceEcolab, de 20 a 23/10/2022, além de materiais didáticos para a unidade de ensino.
O concurso FrancEcolab 2022 é uma iniciativa da Embaixada da França e a Fondation Tara Océan, em parceria com a Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB), de instituições nacionais e internacionais – a exemplo da Unesco e do Pnuma –, e empresas da rede associada como L’Oréal Brasil e ENGIE. O objetivo do concurso é sensibilizar os jovens sobre as suas responsabilidades ambientais e acompanhá-los em seus compromissos de ecocidadãs.