Cidade

Prefeitura de Macapá intensifica Plano de Inverno na Zona Sul

Desobstrução de canais, roçagem e capina são realizadas em áreas consideradas com riscos de alagamento; Escola municipal, também da Zona Sul, recebe serviços de limpeza

A Prefeitura de Macapá tem intensificado as ações do Plano de Inverno 2024 e nesta sexta-feira (26), realizou ações de limpeza e desobstrução em canais e áreas de escoamento nos bairros Buritizal e Beirol, ambos na Zona Sul. Além do plano de inverno, a Escola Municipal Ana Luíza Souza Moraes recebeu serviços de limpeza e a retirada de uma árvore caída.

O plano de inverno é executado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), que além das ações diretas utiliza também iniciativas de reciclagem e Eco Pontos para evitar que resíduos sejam descartados em locais inapropriados e gerem alagamentos de ruas e avenidas.

Na avenida Raimundo Ferreira da Silva, foram utilizadas uma caçamba e uma retroescavadeira para o recolhimento dos resíduos retirados dos canais e bueiros do logradouro. No mesmo perímetro na Avenida 24 de julho, equipes da Zeladoria estiveram com uma pequena embarcação para auxiliar na limpeza de áreas de difícil acesso.

O secretário Municipal da Semzur, Helson Freitas reafirma o compromisso da Gestão Municipal com a limpeza e manutenção da cidade e enfatiza a importância do plano de inverno.

“Estamos atuando em toda cidade e temos uma gestão compromissada com a limpeza Urbana. Nossas ações do Plano de Inverno seguem de forma estratégica indo dos pontos mais críticos para os menos críticos. Queremos que nossos munícipes passem o inverno amazônico com tranquilidade”, afirmou o secretário.

  • Ações complementares:

Como complemento do plano de inverno a Zeladoria Urbana atua com algumas iniciativas que influenciam diretamente na prevenção de alagamentos de vias da cidade. São eles: Eco Barreiras Redes do Bem, Eco Pontos para Vidro e o Descarta Treco.

Com as Eco Barreiras, a Prefeitura reutiliza garrafões de água mineral vencidos que seriam descartados, e ao invés de serem um dos causadores de alagamentos, quando jogados em vias públicas, eles servem para fazer a contenção de resíduos nos canais, o que auxilia e facilita a desobstrução desses locais.

Outra iniciativa importante lançada no início do mês de Janeiro de 2024 foram os Eco Pontos para o recolhimento de vidro. Espalhados ao longo da orla da cidade e no Mercado Central, próximo de bares e restaurantes, eles evitam o descarte irregular de vidro no Rio Amazonas, reaproveitam geladeiras descartadas pelos munícipes através do Descarta Treco e o material recolhido vai para uma empresa de reciclagem.

Por fim, o Descarta Treco é um serviço da Gestão Municipal que recolhe móveis e eletroeletrônicos à domicílio, o serviço é agendado pelo número (96)98125-1151, e serve também para evitar o descarte irregular de objetos que poderiam parar em bueiros, canais e vias e ocasionar sérios transtornos, como alagamentos e acidentes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo