Combate a dengue em Oiapoque obriga Governo do Estado a criar “Sala de Situação”
A Sala de Situação vai monitorar e emitir dados diários do cenário epidemiológico do município para embasar as ações de enfrentamento à doença.

O Governo do Amapá implantou esta semana, uma Sala de Situação em Oiapoque, no extremo Norte do estado, para unir esforços com a Prefeitura Municipal no monitoramento e planejamento de estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O espaço, coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), é uma das ações do Estado para combater, sobretudo, os casos de dengue, que só neste início de ano, tiveram aumento de 700% em relação ao mesmo período, em 2023.

De 1º a 24 de janeiro, foram registrados 382 casos suspeitos, desse 70 foram positivos para dengue no município. Um homem de 25 anos, foi o primeiro registro de morte por dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença, em cinco anos em todo o estado.
Os bairros com maior incidência no município são: Oiapoque com 26 registros; Nova Esperança com 16; Planalto com 9 casos; e Infraero com 7. A população segue sendo orientada e recebendo os agentes de endemias para borrifação de inseticidas.



