Cidade

Educação de Macapá é destaque no Ideb

Capital foi a única da Região Norte a crescer no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb)

A dedicação dos profissionais da educação em Macapá influenciou diretamente no resultado positivo do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O Município subiu pela primeira vez para 5.1 pontos e conseguiu avançar 73 posições em relação a 2019, agora ocupando o 59° lugar no ranking educacional da região Norte.

Esse resultado se refere ao ano de 2021, ainda marcado pela pandemia da Covid-19, que levou ao ensino remoto e, posteriormente ao retorno gradual do formato presencial, decisão tomada pela gestão municipal após o controle da doença com a vacinação da população.

No Dia Mundial do Professor, celebrado nesta quarta-feira (5), a Prefeitura de Macapá mostra que conseguiu avançar, sobretudo, por atuações como a do professor do 4° ano na Escola de Ensino Fundamental Profª Guita, Jackson Nunes, que participou de todo o processo e contou sobre os desafios do ensino nos últimos anos.

Além disso, o ambiente escolar também é fundamental para a construção do ensino de qualidade e isso medidas como as reformas dos prédios. A Emef Profª Guita foi entregue recentemente completamente reformada, sendo uma das 13 unidades beneficiadas pelo primeiro pacote de obras anunciado pelo prefeito Dr. Furlan.

O Ideb é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta o número de estudantes aprovados e o desempenho deles no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que promova a aplicação de uma prova às turmas do 5° ano do ensino fundamental.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo