Mais de 50 paratletas amapaenses participam de competição do Campeonato de Atletismo
O Campeonato objetiva, entre outras coisas, a verificação de índices dos paratletas para que possam participar a nível nacional

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está em Macapá, desde a sexta-feira (8), quando realizaram a classificação de mais de 20 atletas do projeto “Jogos Paradesportivos do Município de Macapá” e realizam neste sábado (9) e no domingo (10), o Campeonato Paralímpico de Atletismo. A competição reúne cerca de 60 paratletas, que buscam ultrapassar seus índices, conseguindo assim, classificação para competir nacionalmente.

No sábado (9), a competição aconteceu na pista de atletismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Zona Sul da capital, nos turnos da manhã e tarde. As modalidades contemplam o arremesso de peso, lançamento de disco e dardo, corrida de 100m, 200m, 400m, 800m e 5000m e Salto em distância.
Para a coordenadora do projeto, Luziwania Oliveira, a vinda da equipe do CPB para Macapá, é de grande relevância por oportunizar que mais atletas com alguma deficiência, possam passar pela classificação.
“A equipe realizando a classificação aqui, evita que o paratleta tenha que se deslocar até outro estado para identificar sua classe funcional, sem contar que os pais podem assistir seus filhos competindo, o que nem sempre é possível quando as competições acontecem em outras regiões”, disse a coordenadora.
O Campeonato objetiva, entre outras coisas, a verificação de índices dos paratletas para que possam participar a nível nacional.

- Sobre o projeto
O Projeto Jogos Paradesportivos do Município de Macapá é executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), desde abril de 2022, na Coordenadoria específica para as atividades do projeto. O objetivo principal é promover o paradesporto no município e estado, contando com as várias parcerias integradas, que visam os interesses de inclusão, garantia de recursos públicos para os jogos, identificação de potenciais atletas com deficiência física, visual e intelectual, entre outros. A coordenação do projeto é responsável por realizar anualmente o Festival Paradesportivo Escolar na cidade de Macapá.