Voo com novo grupo de resgatados da Faixa de Gaza chega ao Brasil
Desde o início do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o governo federal já repatriou 1.525 pessoas
O segundo grupo de brasileiros e familiares resgatados da Faixa de Gaza pousou por volta das 4 da manhã desta segunda-feira (11) na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. A aeronave com 48 repatriados (27 crianças e adolescentes, 17 mulheres e 4 homens adultos) decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 deste domingo (10).
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, 102 brasileiros e familiares solicitaram ajuda para deixar a zona de conflito em Gaza, mas 24 deles tiveram o pedido negado. Do total de 78 nomes previstos para cruzar a fronteira entre Gaza e o Egito, apenas 47 foram autorizados. Depois, uma jovem que já estava no Egito se juntou à delegação.
“Permanecem em Gaza cerca de 30 brasileiros, nas cidades de Gaza e Rafah e nos campos de refugiados de Nuseirat e Maghazi. A representação continuará monitorando a situação e prestando toda a assistência possível”, afirmou o embaixador da representação brasileira na Cisjordânia, Alessandro Candeas.
Desde o início do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, o governo federal já resgatou 1.525 brasileiros e familiares. O número contabiliza 11 voos, todos comandados pela FAB, na Operação Voltando em Paz. Também foram resgatados 53 animais de estimação.
No dia 7 de outubro, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque-surpresa de mísseis contra Israel e efetuou uma incursão de combatentes armados por terra, matando 1.200 civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros. Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas, em Gaza.