Cidade

Sarampo: SVS visita residências para avaliação da cobertura vacinal do sarampo

Em quatro dias, as equipes de Monitoramento Rápido de Vacinação do Governo do Amapá já estiveram em mais de 300 residências da capital para analisar a cobertura vacinal contra o sarampo no estado, através da busca ativa. A ação é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). 

Os servidores da Coordenação Estadual de Imunização passaram pelos bairros Pacoval, Perpétuo Socorro, Centro e Jesus de Nazaré. Nesses locais, 50 crianças com menos de cinco anos que ainda não tinham recebido a tríplice viral, foram imunizadas com a vacina. 

  • Parceria 

O trabalho faz parte do plano de eliminação da doença no Amapá e tem o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A entidade recomenda aos pais, tutores ou cuidadores que as crianças recebam duas doses de vacina contra sarampo, rubéola e caxumba para protegê-las e prevenir surtos e complicações graves, como pneumonia. 

A superintendente da SVS, Cláudia Monteiro, explica que o intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde.

“Queremos atender o maior número de pessoas. Para isso, é muito importante que a população aceite a visita dos nossos técnicos”, disse.

A coordenadora estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, informou que na maioria das casas em que a criança apresentava atraso da vacina, a justificativa dos responsáveis era falta de tempo ou a criança estava doente.

“A imunização é muito importante. Os pais ou responsáveis precisam levar suas crianças para vacinar, os postos de saúde disponibilizam a vacina diariamente”, reforçou Angélica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo