Cidade

Setor agrícola é debatido com moradores de Tartarugalzinho

O Governo do Amapá realizou uma audiência pública na comunidade do Andiroba, em Tartarugalzinho, para dialogar junto à população local sobre os impactos gerados pelas atividades da empresa São Manoel Agrícola Ltda, que pretende realizar a plantação de 4 mil hectares de grãos na região.

O encontro aconteceu na sexta-feira, 22, e foi presidido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O objetivo foi apresentar os resultados dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e dos Relatórios de Impacto Ambiental (Rima) referentes ao licenciamento da empresa agrícola.

Para a secretária do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, a etapa da audiência pública é um momento para dar transparência e publicidade para o processo de licenciamento tanto para a população como para os empreendedores, fortalecendo o desenvolvimento sustentável do estado.

“É um momento dentro do processo de licenciamento em que o Governo do Estado ouve a comunidade e o empreendedor apresenta os objetivos do processo que ele está licenciando junto à Sema. Este processo é feito em conjunto com os órgãos de controle, é um passo importante para cada pessoa que deseja empreender no Amapá”, ressalta Taísa.

  • Impactos socioeconômicos e ambientais

A São Manoel Agrícola trabalha com produção de grãos e alimentos, especialmente o plantio de milho. No futuro, tem o objetivo de implementar plantações de feijão, mandioca e açaí também na região de Tartarugalzinho.

Os estudos e relatórios de impactos ambientais levaram um ano para serem produzidos. Foram feitas várias pesquisas junto à comunidade, como análises de água e de solo, áreas de nascentes, preservação permanente e reserva legal.

Por ser uma área de cerrado, os impactos ambientais possíveis estão relacionados à erosão do solo, uso de agroquímicos e afugentamento da fauna. Durante a exposição da pesquisa, a empresa São Manoel apresentou planos para minimizar esses impactos e medidas compensatórias caso ocorram.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo