Saúde

Covid: saiba os sintomas da nova variante EG.5 do coronavírus

A EG.5 afeta principalmente o trato respiratório superior dos pacientes. Infectologista alerta para a necessidade de testes diagnósticos

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer em todo o mundo. O aumento é explicado, em parte, pela circulação da variante EG.5 do coronavírus, responsável por 20,6% dos casos da doença nos Estados Unidos no final da terceira semana de agosto, segundo estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). No Brasil, o primeiro caso relacionado à cepa foi notificado na última quinta-feira (17/8).

A EG.5, também conhecida como Eris, foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de interesse, mas ainda não é vista por virologistas ou pela própria OMS como uma ameaça concreta à população. Até então, não foi comprovado se ela pode mudar a gravidade da doença.

No entanto, os primeiros relatórios mostram um alto poder de transmissão. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e tomar medidas para evitar a infecção.

  • Sintomas da EG.5

A EG.5 afeta principalmente o trato respiratório superior, causando coriza, dor de garganta e outros sintomas semelhantes aos de um resfriado – como foi observado em outras linhagens da Ômicron. Os pacientes também relatam dor de cabeça e fadiga, segundo o ZOE Health Study, uma pesquisa em saúde realizada no Reino Unido por meio de um aplicativo de celular.

“Observamos sintomas leves, de um resfriado comum”, afirma a infectologista Maria Aparecida Teixeira, do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

Assim como aconteceu com as outras variantes, os idosos e as pessoas com sistema imunológico fragilizado correm maior risco de complicações após a infecção pelo coronavírus. Mas isso não significa que os demais indivíduos não sejam afetados.

Para garantir a melhor proteção ainda é importante estar em dia com as vacinas e higienizar as mãos, uma medida de grande impacto para interromper a transmissão de doenças infectocontagiosas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo