Concurso de Bandas e Fanfarras realiza apresentação no Mercado Central

O maior Macapá Verão de todos os tempos busca contemplar todos os segmentos culturais e artísticos, e nesta quinta-feira (27), trouxe para a frente do Mercado Central, o 1° Concurso Macapaense de Bandas e Fanfarras, sob a coordenação da Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá (FEBFRAP).
Doze grupos participaram do concurso, quatro com apresentações especiais e oito concorrendo nas categorias banda de percussão e banda marcial. Os instrumentistas que integram os grupos, são alunos de escolas estaduais e municipais do estado.
De acordo com o presidente da FEBFRAP, Elias dos Santos, mais de 700 jovens participaram desse primeiro concurso em Macapá e isso serve de incentivo para que outros jovens possam também se interessar por esse segmento cultural que vem crescendo no município.

Olavo Almeida, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), falou da importância do 1º Concurso Macapaense de Bandas e Fanfarras no Macapá Verão.
”É a valorização desse segmento, pelo qual, eu tenho grande carinho, porque na minha juventude eu fiz parte de banda de fanfarra. Esse segmento tem tradição em Macapá e não poderia ficar de fora deste grande evento”, destacou o diretor-presidente da Fumcult.
A participação especial da banda Mestre Oscar, criada em 1982, abriu oficialmente o evento com a música “Eye Of The Tiger” (Survivor), trilha sonora do filme Rocky III (Rocky Balboa). Em seguida, a banda Gonçalves Dias entrou em cena para concorrer na categoria Banda de Percussão.
A banda Nilton Balieiro Machado(NBM) foi a segunda a se apresentar na categoria Percussão e levou o público ao delírio com criatividade e acrobacias das dançarinas na pista, enquanto os percussionistas mostravam toda a desenvoltura nas batidas fortes e harmoniosas do bumbo, caixa, prato, quadriton e repique.