Parceria Senai/GEA capacita alunos em curso de energia solar

Ocorreu nesta terça-feira, 30, a aula inaugural de mais duas turmas do curso de instalador de sistemas fotovoltaicos, mobilizadas numa parceria entre o Governo do Amapá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AP). São mais 100 profissionais que, quando formados, vão poder contribuir com mão de obra qualificada e especializada no mercado local.
O setor de energia renovável é uma das apostas para o crescimento econômico do Amapá nos próximos anos. O número de unidades de geração distribuída na Região Metropolitana de Macapá cresceu 30% no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, já há mais de 40 empreendimentos cadastrados na Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar.
Entre os investimentos de Estado, o Governo Federal prevê instalar kits de energia solar em 2,5 mil unidades domiciliares na Zona Rural do Amapá através do programa Mais Luz para a Amazônia, e o Governo do Amapá se prepara, com emendas do senador Davi Alcolumbre, para iniciar o processo de transição energética a partir da construção da fábrica própria de energia fotovoltaica.

A oferta do curso de instalador de sistemas fotovoltaicos integra o programa estadual “Amapá Solar”. O governador em exercício, Teles Júnior, que participou da aula inaugural junto à equipe técnica do Governo, ressaltou que os jovens e adultos precisam se inserir nessa agenda consideranda a economia do futuro.
“Aqui os alunos vão ter acesso ao melhor da tecnologia para o setor, e vão ser muito bem qualificados. Tem muita oportunidade de emprego e renda, e o Governo investe na mão de obra qualificada, para que ela possa ser aproveitada pelo mercado, que está em expansão. Esse é um setor estratégico para o crescimento econômico, e quem estiver qualificado também vai crescer junto a essas empresas”, pontuou Teles Júnior.
Quando formados, esses novos profissionais poderão ser absolvidos por empresas como a do grupo Minasol. No mês de abril, a empresa inaugurou uma fábrica no Distrito Industrial de Macapá e Santana, com incentivos do Estado, para produzir painéis fotovoltaicos, se tornando uma das 4 indústrias do tipo existentes no país. Na segunda-feira, 29, o grupo fechou uma parceria com uma holding de franquias e deve expandir o negócio para outros estados.