Cultura negra do Amapá celebra 2ª Semana da África

A cultura negra do Amapá será celebrada e reafirmada na segunda edição da Semana da África, que iniciou na sexta-feira, 19, e segue até 25 de maio, quando se comemora o Dia da África. A programação é promovida pela Academia de Batuque e Marabaixo com o apoio do Governo do Amapá.
O evento reforça a data com cortejo afro, inauguração do Museu Afro Amazônico Josefá Pereira Lau, entre outras atividades. A semana ocorrerá de forma itinerante em locais de referência à cultura negra amapaense, como Curiaú, Centro de Cultura Negra do Amapá, Comunidade de Campina Grande, entre outros.
Para o conselheiro Estadual de Políticas Culturais representante do segmento do Marabaixo, João de Barros, que acompanhou a programação nesta sexta, o evento tem como resultado a reafirmação da presença do negro na sociedade amapaense e seu valor cultural como povo construtor da identidade amapaense.
“Nós somos mais de 70% desse estado, ou seja, o Amapá tem uma identidade preta, então esse evento é o primeiro passo de reconhecimento de onde a gente veio e de onde estamos”, afirma.
A Semana da África possui relevância cultural com abrangência local e internacional, pois conta com a presença de autoridades africanas e da Guiana Francesa em sua programação.
Serão realizados seminários, aulas, atividades culturais e de incentivo econômico para a população, garantindo o cumprimento de uma política pública de afirmação da identidade cultural da população negra.