Cultura

23ª Fenearte: Governo divulgado edital para artesãos e abre inscrições

O Governo do Estado inicia nesta segunda-feira, 22, as inscrições para artesãos interessados em participar da 23ª Feira Nacional de Negócio do Artesanato (Fenearte 2023), considerada a maior feira de artesanato da América Latina. São 7 vagas para trabalhadores do Amapá que produzem peças em argila, madeira, sementes, fio e fibra, escama, fio e tecido. Os pré-requisitos e os formulários de inscrição estão disponíveis no edital.

As inscrições vão até sábado, 27. É possível se inscrever presencialmente, de segunda a sexta, das 9h às 13h e sábado, das 14h às 17h, na Sala de Consignação da Casa do Artesão, no Centro de Macapá. 

Outra opção é se inscrever on-line. Nesse caso, o artesão interessado deve encaminhar a ficha de inscrição e os documentos exigidos no edital para o endereço [email protected], das 0h de segunda-feira, 22, até às 23h59 de sábado, 27. 

  • Requisitos

Para participar, o artesão individual deve ser maior de 16 anos, residir no Amapá, ser cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e com a Carteira Nacional de Artesão dentro do prazo de validade no momento da inscrição, entre outros pré-requisitos.

Os selecionados para a Fenearte devem participar da oficina “Como participar de feiras”, possuir máquina de cartão ou PIX e nota fiscal. Uma Comissão Especial de Seleção (CES), nomeada por meio da portaria da Sete, será responsável pela análise, avaliação da documentação e fotos dos produtos artesanais dos artesãos participantes do Edital de Chamamento Público.

Pelo edital, a lista provisória com o nome dos selecionados por ordem de classificação será divulgada dia 30 de maio e a definitiva até o dia 5 de junho.

O estande do Amapá na Fenearte 2023 foi garantido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia.

  • Fenearte 2023

O evento ocorre de 5 a 16 de julho no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). O tema deste ano será “Louceiros de Pernambuco”, um resgate histórico às origens da arte do barro no estado nordestino.

Das 7 vagas disponíveis para o Amapá, duas são para peças em argila; duas em madeira; duas para sementes, fio e fibra e escama; e uma vaga para fio e tecido/técnica de reutilização.

Pelo edital, os artesãos selecionados deverão arcar com despesas de passagens, translado, alimentação e embalagens para o armazenamento e venda das peças que estarão em exposição. A Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) ficará responsável pelo transporte das peças de Macapá até o local da Fenearte e o retorno das peças não comercializadas, além da confecção de camisas para o uso dos artesãos selecionados.

EDITAL

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo