Da Redação
A Operação Lei Seca, coordenada pelos órgãos de trânsito do Estado, segue até a terça-feira (21) de Carnaval. A ação acontece em em locais próximos aos eventos carnavalescos.
“O Detran está desde o início do Carnaval com essa operação, com atuação em 2 cenários: educativo (As abordagens estarão concentradas nos blocos de carnaval e desfiles das escolas de samba, sob a coordenação da Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento vinculado ao Detran) e a repressiva, com blitz da operação Lei Zeca, onde o condutor que apresenta um nível de alcoolemia acima do permitido, além de ter seu veículo retido, é encaminhado para a autoridade competente”, disse o Mj. José Pantoja, diretor adjunto de Operações do Detran/AP.
Ele orienta aos cidadãos que forem ingerir bebidas alcoólicas neste carnaval, para que optem por meios de locomoção alternativos, como táxi, mototáxi, ou transporte por aplicativo.
De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo sob influência de álcool ou de substâncias psicoativas é infração gravíssima, com penalidade de dez vezes o valor da multa e suspensão do direito de dirigir por doze meses.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Manoel Jr