Corpo de Bombeiros dá dicas sobre vistorias em estabelecimentos de eventos no Carnaval
Com a chegada do período carnavalesco, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) orienta empresários e produtores sobre a importância das normas para realização de eventos abertos e fechados no estado.
Para que os pedidos de vistoria sejam atendidos, garantindo a análise documental para a liberação da programação, é preciso observar o prazo recomendado pela Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Discip), especificando também o local e horário.
Para o produtor de eventos, Luiz Corrêa, procurar o Corpo de Bombeiros para averiguar a segurança do local é primordial para garantir a segurança e a satisfação do público, que pode se divertir sem preocupação ou medo de estar no local.
Fique atento as documentações prazos
É necessário duas vias de ofício solicitando vistoria para shows e eventos, contendo:
- Nome do evento;
- Endereço do local do evento;
- Dias do evento;
- Horário de início e término do evento;
- Quantidade de público (pessoas) estimado.
É necessário que seja informada também as características do evento. Por exemplo, se haverá ou não palco, tenda ou qualquer estrutura metálica e descrever como será a festa. Veja o procedimento:
- Ofício deverá ser endereçado ao Diretor da Discip;
- Nome completo, RG, CPF e número de contato do responsável ou uma cópia do CNPJ (quando uma empresa for responsável pelo evento);
- O documento deverá ser assinado pelo organizador do evento;
- O prazo mínimo para solicitação da vistoria para o evento é 5 dias úteis antes da realização do evento;
- O atestado, documento necessário para apresentação em outros órgãos, que constata o andamento da solicitação de vistoria do local será emitido em até 05 dias úteis após a data de solicitação.
Também é exigida uma via do croqui e/ou layout para que sejam determinadas medidas preventivas contra incêndio e pânico, demonstrando a localização dos palcos, pistas, extintores, saídas de emergência e camarotes.
Observe os detalhes
Após a identificação, o responsável deverá solicitar 24 horas antes da realização do evento a vistoria nas estruturas montadas, estando em condições será emitido o Informe Técnico.
- Detalhar a capacidade de público de cada área apresentando o cálculo efetuado para a sua capacidade e dimensionamento;
- Detalhar localização de Saídas de Emergência;
- Sistema de sinalização de emergência de forma a orientar o público para abandonar o local em caso de;
- Sistema de extintores dimensionados em função dos riscos de incêndio específicos presentes no local do evento;
- Em eventos noturnos deve ser dimensionados sistemas de iluminação de emergência conforme para garantir a saída do público com segurança, caso ocorra falha no funcionamento de energia elétrica;
- Todas as massas metálicas existentes em palcos, arquibancadas ou outras estruturas existentes, devem ser eletricamente aterradas e devem possuir adequada estabilidade estrutural.