O Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), está reforçando as ações de prevenção a acidentes de trabalho e promoção de saúde durante a quadra carnavalesca.
As atividades iniciaram nesta sexta-feira, 10, com inspeções no Sambódromo e barracões das escolas de samba de Macapá, ambientes que estão concentrando números expressivos de profissionais trabalhando em diversos segmentos.
Para a superintendente da SVS, Margarete Gomes, é necessário que haja entendimento do empregador e do empregado sobre do papel da segurança no trabalho. “Nossas ações são para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância”, comentou a gestora.
Durante a ação, os técnicos verificaram a situação dos ambientes em que os trabalhadores estão desenvolvendo suas atividades, condições de segurança e saúde.
“Temos um compromisso com a saúde do trabalhador, num contexto geral, seja ele de empresa pública ou privada. Nosso objetivo é verificar a existência de riscos que possam causar agravos a saúde dos trabalhadores”, disse Regiclaudo Silva, gerente do Núcleo de Vigilância em saúde do trabalhador.
O núcleo presta atendimento aos trabalhadores que contraem doenças ou algum tipo de agravo relacionado à suas atividades no trabalho. Promove a proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, fazendo uso de dados epidemiológicos provenientes de atendimentos clínicos.
- Serviço
O Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador funciona no prédio da SVS, localizado na Avenida 13 de Setembro, nº 1889, bairro Buritizal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.