Definir ações para fortalecer o campo da proteção dos direitos de crianças e adolescentes em Macapá no período carnavalesco esteve entre as pautas da primeira reunião ordinária da Rede Abraça-me em 2023, ocorrida na Secretaria de Assistência Social na última semana de janeiro.
A Rede Abraça-me é um grupo de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes do município de Macapá. Desde 2008, a rede realiza ações integradas com objetivo de aprimorar o sistema de proteção e garantia de direitos desse público.
Na ocasião, foram apresentados dados do fluxo de atendimento da Rede no período de 2018 – 2022 pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), informações que devem fundamentar a elaboração das próximas ações de enfrentamento e prevenção à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Rede Abraça-me é composta por diversas entidades da sociedade civil e órgãos governamentais responsáveis por receber e apurar notificações de suspeita ou ocorrência de violência sexual, e que atuam de forma articulada através da Rede e do fluxograma de atendimento.