Equinócio FM

“Nosso trabalho é intensivo em todas as UBS´s do município”, disse secretária de Saúde de Santana

Da Redação

Durante entrevista ao programa “Fogo Cruzado”, pela Rádio Equinócio FM (99,1), a Secretária Municipal de Saúde no município de Santana, Ithiara Madureira, falou sobre as ações que a pasta realizará neste ano de 2023, com programações, eventos e planejamentos para um melhor atendimento à população local.

“A chegada desse período das chuvas aumenta o fluxo de pessoas em relação a esses sintomas gripais, onde muitas vezes, acaba causando uma pequena confusão com outras. Tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) como na Unidade Sentinela – porta de entrada para atendimento de pacientes com síndrome gripal e covid-19. Percebemos que nas 2 últimas semanas, onde o atendimento médio era de 10 a 15 pacientes, esse número aumentou para 60 pacientes/dia. É feito um diagnóstico e orientação médica para o cuidado desses sintomas com a dispensação da medicação”, resumiu.

Em relação aos casos de dengue e chikungunya, o aumento dos casos também é uma consequência desse período de chuvas, e posteriormente, o acúmulo de focos do mosquito na estagnação da água parada, mesmo com o trabalho ostensivo da Vigilância Ambiental, que realiza uma abordagem, acompanhamento e orientação para a comunidade, além da aplicação dos testes rápidos.

Nas Unidades de Saúde de Santana, há atendimentos específicos para cada caso, tanto para síndromes gripai, testes rápidos e laboratoriais, para uma rapidez na detecção da doença e intervenção com medicação.

Esse mês de janeiro é importante para o foco de 2 “missões”: “Janeiro Branco”, de prevenção do suicídio; e o “Janeiro Roxo”, de tratamento e combate a hanseníase.

Em relação ao suicídio, o fato do mês escolhido ser o de janeiro, deu-se por ser um período no qual costuma-se ser mais reflexivo e pensativo sobre o ano que passou, as resoluções para o ano que virá, as relações que precisam ser trabalhadas, tudo o que gostaria de ser dito e tudo o que gostaria de ser mudado. É preciso de uma vez por todas acabar com os estigmas acerca da saúde mental e trabalhar na prevenção antes que problemas mais graves como transtorno de ansiedade e depressão apareçam. Por isso, procure hoje mesmo um psicólogo ou um psiquiatra e experimente a sensação de poder contar com alguém capacitado para compartilhar suas angústias, pensamentos e anseios e receber uma orientação segura e ética.

Sobre a hanseníase, é uma doença crônica, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. A doença é transmitida, de uma pessoa para outra, quando o doente elimina o agente causador, principalmente, por meio das vias aéreas superiores. O contato com o doente deve ser direto e prolongado para que ocorra a transmissão.

No próximo dia 30, será realizada uma blitz educativa de conscientização e prevenção, e no dia 31, será dada a atenção primária em um mutirão de assistência e diagnóstico relativo às questões dermatológicas, na busca da identificação de possíveis casos e lesões que tenham correlação com a hanseníase. Na confirmação, o paciente será encaminhado para tratamento específico em uma Unidade de Saúde.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo