Governo do Estado faz alerta sobre baixa procura e confirmação de matrícula nas vagas de Ensino Fundamental I
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) concluiu na última quinta-feira, 19, a primeira fase da Matrícula 2023 destinada aos anos iniciais do ensino fundamental e 1ª e 2ª etapa da Educação de Jovens Adultos (EJA). Em Macapá e Santana, 5.698 vagas foram ofertadas para o ensino fundamental 1 na rede estadual, no entanto apenas 3.065 sinalizaram interesse na vaga no processo online e apenas 2.111 confirmaram a matrícula com a entrega da documentação na escola.
Para a 1ª e 2ª etapa da EJA, os números são ainda menores: das 383 vagas ofertadas, apenas 7 foram preenchidas com a entrega da documentação.
O coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed, Ryan Muller, considera a procura baixa e alerta sobre a importância da entrega da documentação.
“No ensino fundamental Anos Iniciais, temos pouco mais de 37% das vagas preenchidas. É importante que o responsável se atente que apenas fazer a pré-matrícula online não garante a vaga, é necessário entregar a documentação na escola”, enfatizou.
Sobre a Educação de Jovens e Adultos, Muller explica que a modalidade possui vários desafios.
“São pessoas que trabalham e a maioria têm família, mas elas podem contar com a rede estadual para retomar os estudos. Temos a Ejatec, o estudante já sai da escola com uma profissão. Procurem nossas escolas”, finalizou o coordenador.
- Vagas remanescentes
Quem deixou de fazer a pré-matrícula ou não conseguiu entregar a documentação na escola, poderá realizá-la na etapa das vagas remanescentes, que será de 6 a 8 de fevereiro pelo site prematricula.escolapublica.ap.gov.br. O interessado terá que novamente escolher a unidade de ensino e efetivar a matrícula com a entrega da documentação.