Mais de 100 verdinhos que atuam na limpeza do Conjunto Habitacional Macapaba participaram de um momento de confraternização durante almoço organizado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, nesta sexta-feira (20) na Creche Eliana Azevedo. O objetivo é valorizar o trabalho dos profissionais que desempenham o serviço de limpeza em toda capital.
“Essa é uma forma de agradecer aqueles que cuidam da nossa cidade. São mais de 100 homens que atuam para manter a organização desses espaços, e por isso o momento de hoje é necessário”, destacou o titular da pasta, Helson Freitas.
Macapá possui cerca de 150 garis que trabalham na coleta diária do lixo domiciliar, nos serviços de varrição das vias públicas e na limpeza dos canteiros, praças e entorno das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por mês, esses profissionais recolhem aproximadamente 11 mil toneladas de resíduos da cidade.
Atuando como gari há 1 ano, Makson Mota, de 30 anos, agradeceu o momento e reforçou que a população precisa valorizar o trabalho dos garis. “Trabalhamos faça chuva ou faça sol, tudo para deixar Macapá limpa e bonita, pra gente tem sido gratificante todo esse reconhecimento da atual gestão. Mas gostaríamos que a população também reconhecesse o trabalho árduo e mantivesse esses espaços limpos”, disse.
Para o gari, Adenir Lima, de 41 anos, o almoço significa o apreço com a sua profissão. “Somos responsáveis pela limpeza da capital, e também atuamos orientando a população. Entramos em alguns locais e somos bem recebidos pela população, e para isso não tem palavras. Nesse momento me sinto agraciado como trabalhador que cuido da minha cidade”, comentou sorridente.
A limpeza no Conjunto Macapaba iniciou na quarta-feira (18) e segue até a limpeza total do local. Serviços de varrição, capina e podagem estão sendo executados. Até o momento, mais de 30 toneladas de lixo já foram recolhidos.