Da Redação
O Sest/Senat nasceu do sonho de oferecer aos trabalhadores do transporte mais saúde, bem-estar e desenvolvimento profissional. Hoje, estende esse sonho a toda a sociedade. São 162 unidades, distribuídas de norte a sul deste país, onde oferece a população, a melhor capacitação e muita qualidade de vida.
Durante entrevista ao programa “Fogo Cruzado”, pela rádio Equinócio FM (99,1), Julie Cristina Melo Rodrigues (diretora da Unidade Sest/Senat – Macapá) e Iracema Araújo (coordenadora de Desenvolvimento Profissional), destacaram as ações da instituição ao longo dos anos e projetos para 2023.
“A instituição está completando 30 anos em 2023 e é referência na qualificação profissional do trabalhador do transporte. Nós contribuímos para o desenvolvimento e transporte do setor em todo o território brasileiro”, destacou Julie.
O Sest/Senat oferece gratuitamente serviços na área da saúde para o trabalhador do transporte. A Unidade fornece atendimentos em odontologia, psicologia, nutrição e fisioterapia, além do esporte. Ressaltando ainda que os dependentes e sociedade em geral têm um custo com preços acessíveis.
Empresas do transporte de cargas, passageiros, transporte de valores e locadoras de veículos englobam a categoria. Em relação aos taxistas e mototaxistas, estes são contribuintes autônomos que pagam uma pequena taxa para o usufruo dos serviços, além dos serviços itinerantes que são levados aos profissionais de outros municípios.
Lembrando ainda que não só os profissionais do transporte que podem usufruir dos serviços, mas todos os colaboradores das empresas do ramo, entre eles ajudantes, pessoal do administrativo entre outros. A qualificação tem duração de 5 anos, com a qualificação de poder realizar o transporte de carga ou passageiros de acordo com cada categoria.
Há uma van do programa “Prevenção de Acidentes”, onde são disponibilizadas palestras que leva uma atenção na melhoria do trânsito.