Com a chegada do inverno amazônico, a preocupação com quedas de árvores se torna maior. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) orienta a população sobre o procedimento correto para podas e retirada de árvores na capital.
Na quarta-feira (18), aconteceu a queda de uma árvore no bairro Laguinho atingindo dois carros. Equipes de limpeza da Prefeitura estiveram no local e realizam a retirada da árvore.
O secretário da Semam, Marcelo Oliveira, explica que a podagem evita acidentes como esse.
“O período de chuvas no início de ano, chamado de inverno amazônico, aumenta a procura para manutenção das árvores, devido as quedas. Estamos sempre atentos a acidentes e dispostos a prestar ajuda. A população pode entrar em contato com a Semam e solicitar a avaliação técnica da árvore. A equipe vai ao local, realiza a avaliação, e posteriormente, o pedido é deferido ou não”, explica.
Independente da posição da árvore, localização ou tamanho, é preciso que o munícipe tenha o licenciamento ambiental para que a podagem ou retirada ocorra de forma legalizada e correta.
Para solicitar a autorização de poda, deve-se emitir o documento de forma on-line pelo site da Prefeitura na aba “Central de Atendimentos”, na guia “Acesso Rápido”. Após isso, basta clicar em “Licenciamentos Ambientais”, redigir o pedido e enviar.
A solicitação pode ser feita também presencialmente no prédio da Semam, localizado no endereço Rua Raimundo Hozanan, Nº 23, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial.