Crimes Cibernéticos: Recuperação de R$ 3 milhões e mais de 400 contas em redes sociais pela delegacia especializada
De janeiro a dezembro de 2022, a Delegacia de Crimes Cibernéticos do Amapá conseguiu recuperar mais de R$3 milhões, além de 362 contas no Instagram e 42 no Facebook, após investigações de denúncias sobre crimes virtuais.
De acordo com a delegada titular da unidade especializada, Áurea Uchoa, explica que, em um ano, foram 2.413 atendimentos e 2.067 ocorrências registradas – a maior parte ligada ao estelionato virtual, com 1.189 registros, e à invasão de dispositivo de informática, com 353.
A delegada alerta que os criminosos se valem da engenharia social, uma técnica em que eles envolvem a vítima, que acaba sendo induzida a cair no golpe, seja enviando dinheiro, repassando dados pessoais ou clicando em links suspeitos.
“Ser desconfiado é a melhor maneira de se prevenir. Desconfie de descontos exacerbados, de pix premiado, pirâmides financeiras e ofertas muito vantajosas. A partir do momento que a pessoa detectar que foi vítima de algum crime, deve procurar imediatamente uma delegacia”, completa.
Alguns períodos do ano precisam de atenção redobrada: eventos como a Copa do Mundo, Black Friday e período do pagamento do 13º salário são propícios para golpes.
- Como e quando procurar a Delegacia de Crimes Cibernéticos?
A delegacia funciona nas dependências do Aeroporto Internacional de Macapá, na Rua Hildemar Maia, Jesus de Nazaré, das 7:30h às 18h. Em casos de denúncia ou de registro de ocorrência sobre crimes virtuais, o cidadão pode procurar a unidade especializada ou qualquer outra delegacia.
“O cidadão tem o direito de registrar ocorrência presencialmente em qualquer delegacia e, posteriormente, esse registro é encaminhado para a unidade especializada”, ressaltou a titular.
A Delegacia atende via whatsapp, no número (96) 99189-2860.
Outra opção é registrar a ocorrência na Delegacia Virtual, confira o passo a passo:
- Acessar o link https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/comunicacaofato/ap/orientacoes ;
- Marcar o estado onde o fato ocorreu;
- Prosseguir com o registro da ocorrência, que será direcionada à Polícia Civil do Amapá.
Para registrar a denúncia, é necessário ter uma conta no Governo Digital, ela pode ser criada no site https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/
Por ser especializada, a Delegacia de Crimes Cibernéticos atua na apuração de demandas de grande complexidade, a unidade apoia as demais delegacias do estado em outros casos. Situações como fraudes de pix costumam ser encaminhadas para delegacias de bairro.
A unidade também é responsável pelo atendimento ao turista. Neste momento, a preocupação está relacionada ao fluxo de haitianos que estão chegando ao estado.