Especialista eleitoral amapaense comenta decisões do STF sobre atos em Brasília
Advogado amapaense Vladimir Belmino de Almeida é especialista em direito eleitoral e atualmente advogada em um escritório na capital federal
Elden Carlos / Editor
A invasão à Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), causou uma reação imediata no meio político no último (8), assim que a situação saiu de controle depois que manifestantes romperam barreiras de proteção no Congresso Nacional. Minutos depois, se direcionaram ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF), invadindo também os prédios desses poderes.
Mas, as manifestações também levantaram muitos questionamentos jurídicos, principalmente, sobre decisões monocráticas do próprio STF, que afastou, por exemplo, o governador do Distrito Federal, Ibanes Rocha (MDB). A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Ouvido pelo programa Balanço Geral Amapá, na TV Equinócio, o especialista em direito eleitoral, advogado amapaense Vladimir Belmino de Almeida, que atualmente advoga em Brasília, comentou a decisão e esclareceu outros pontos importantes sobre as ações judiciais tomadas em decorrência do pré e pós-período eleitoral no país.
Acompanhe a entrevista concedida ao apresentador Luís Eduardo