Da Redação
Um plano de emergências para enchentes e alagamentos foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Macapá, e nele consta uma série de ações.
“Esse plano contempla essa problemática que passamos quando chega o período invernoso. Essas ações são desde a educação, prevenção do descarte correto do lixo e também quando o sinistro já está instalado. Quando ocorre esse dano, todas as secretarias do município trabalham em conjunto nesse plano emergencial para dar um melhor atendimento a essa população atingida”, disse Aldair Santos, chefe da divisão da Defesa Civil do município.
O mês que mais chama atenção da Defesa Civil é exatamente o período que começa a ter um volume maior de precipitações (entre os meses de dezembro a maio). Ações são voltadas no verão, para que quando o inverno se aproxime, os danos causados tendem a ser menores.
Os bairros mais preocupantes são o Muca e Congós (áreas de ressaca) e alguns pontos da zona norte. A Defesa Civil trabalha com previsões, mas como a Mãe Natureza é imprevisível, os órgãos sempre ficam em estado de alerta para qualquer intercorrência.
Na questão de alagamento, o posicionamento da Defesa Civil é que as famílias sejam retiradas do imóvel, ligar para a Central, pelo número (96) 98801-1153, ou direto pelo 153, e será disponibilizado toda a ajuda necessária para esse caso.
Reportagem: Luciane Alves
Imagens: Manoel Jr