Varejo se prepara para o Natal com crescimento moderado
Especialistas projetam aumento de 1,3% nas vendas de Natal em 2025, com destaque para eletrônicos, moda, decoração e supermercados

A um mês do Natal, o varejo brasileiro se prepara para uma temporada de vendas que deve ser ligeiramente superior à registrada no ano passado, segundo especialistas do setor. A expectativa é de um crescimento em torno de 1,3%, impulsionado por consumidores que já demonstram comportamento ativo na Black Friday, que funciona como termômetro para a temporada natalina.
Além do volume de vendas, os preços e condições de pagamento devem ser determinantes. Com os custos elevados, impostos e juros bancários em foco, os varejistas precisam equilibrar descontos, lucratividade e competitividade para conquistar consumidores.
“Uma das coisas que os varejistas vão precisar ter é estar bem preparados para negociar e bem preparados em seus cálculos para conseguir oferecer produtos a um preço mais barato que pague os custos, os impostos e gere lucro”, explicou o professor de varejo da Strong Business School, Ulysses Reis.
O atual cenário econômico deve influenciar as escolhas do consumidor, avaliou ele. Embora exista uma expectativa de crescimento, fatores como renda, mercado de trabalho, inflação e inadimplência podem limitar compras de maior valor. Para o varejo, a missão será encontrar o equilíbrio entre preços competitivos e margem de lucro.
“O preço vai influenciar muito as condições de pagamento também, porque estamos vivendo um período de desafios econômicos. Os varejistas precisam estar bem preparados”, disse.
No comércio eletrônico, espera-se que as vendas continuem crescendo, refletindo a consolidação do varejo digital e a maior familiaridade do consumidor com plataformas on-line.
Segundo o professor, a concorrência internacional e a facilidade de compra em marketplaces devem ampliar a oferta, exigindo atenção das lojas nacionais para fidelizar clientes, no entanto, é preciso que os consumidores estejam atentos para os prazos de entregas, taxas e impostos cobrados na importação.



