Amapá petroleiro: confira como se preparar e ganhar com este novo mercado
Especialistas apontam que o petróleo na costa do AP oferece características únicas para o sucesso econômico local.

Por Caio Coutinho
O estado do Amapá entrou no radar do mercado do petróleo há quase dez anos, mas, há apenas dois anos começou a ser amplamente debatido pela sociedade amapaense de forma mais intensa. Com o avanço rápido das etapas para o licenciamento, o mercado, de forma geral, começa a criar oportunidades de forma espontânea. Para o êxito econômico do estado, de forma horizontal, é importante atenção e visão de negócio.
Na sexta-feira (26), a Petrobrás entregou o documento da APO (Avaliação Pré-Operacional), com os ajustes finais, ao Ibama, que já aprovou o plano. A ação representa a última etapa, antes do esperado licenciamento, para o começar a operação de extração do combustível de forma oficial e prática.

De acordo com o especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, o produto é um dos maiores indutores econômicos nos mercados de todo o mundo. A pauta é do interesse de investidores e grandes indústrias. Mas com planejamento e ação o comércio local pode aumentar ainda mais o retorno deste negócio altamente lucrativo.
“Já que o petróleo e o gás natural, além de gerarem combustíveis, como gasolina, óleo diesel e querosene de aviação, também são a base de diversos produtos industrializados. E a complexidade da área petrolífera exige um intercâmbio de profissionais gabaritados, o que fará com que a economia local seja movimentada”, explica.
Entenda as principais vantagens da exploração do Petróleo nos setores:
- Transporte
- Produção de eletricidade
- Participação no comércio internacional
- Exportação direta do óleo e seus derivados.
Serviços
O setor de serviços tende a ser o primeiro a observar ganhos com a movimentação econômica relacionada à exploração de petróleo, visto que muitos profissionais de fora do Estado estarão envolvidos neste projeto.
Hotelaria e Gastronomia
Os setores de hotelaria e gastronomia também sentirão rapidamente os efeitos desse crescimento econômico. Com a implantação de uma plataforma de petróleo na costa amapaense haverá necessidade de pousadas e restaurantes na região, para atender a demanda de funcionários que irão atuar na plataforma.
Educação
O setor da educação também irá sentir rapidamente esses reflexos, visto que irão aumentar as demandas por profissionais técnicos no mercado. Assim, haverá necessidade de implantação de escolas com cursos voltados para o setor, para atender a demanda que passará a existir no Estado.
Peças e equipamentos
Por fim, mas não menos importante, o setor de peças e equipamentos serão essenciais para o desenvolvimento contínuo do projeto visto que as empresas envolvidas na exploração certamente terão demandas para manutenção e conserto dos equipamentos utilizados no desenvolvimento do projeto.