Turismo

Turismo em expansão: Brasil bate recorde de visitantes, mas esbarra em desafios estruturais

País bateu recorde de turistas internacionais, que movimentaram R$ 26 bilhões

Com alto potencial pelas suas belas paisagens naturais e cultura rica, o Brasil tem se destacado cada vez mais quando o assunto é turismo. Mesmo com a questão política atingindo diretamente a área, com o pedido de demissão do ministro Celso Sabino.

No Dia Mundial do Turismo, celebrado neste sábado (27), após anos de recuperação e adaptação por causa da pandemia, o setor registra números importantes, como o recorde de turistas e o posto de segundo país que mais recebe pessoas estrangeiros, atrás apenas do Paraguai.

Até 14 de setembro, o país recebeu 6,8 milhões de visitantes estrangeiros – 46% a mais que os 12 meses de 2024 – atingindo 98,5% da meta de 6,9 milhões de turistas internacionais para todo o ano de 2025, prevista no Plano Nacional de Turismo válido até 2027.

A maioria da Argentina (2.652.419), seguida por Chile (539.848) e Estados Unidos (516.873).

De janeiro a julho, os visitantes deixaram no país um total de R$ 26,4 bilhões, em gastos com hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras, de acordo com dados do Banco Central.

De acordo com o Ministério do Turismo, os dados reforçam o potencial do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, geração de emprego e valorização da diversidade brasileira.

“O desempenho positivo é resultado das estratégias de promoção adotadas pelo governo federal, com ações voltadas à ampliação da conectividade aérea, fortalecimento da imagem do Brasil no exterior e investimentos em infraestrutura turística”, disse a pasta.

Expectativa

Espera-se que o fluxo de estrangeiros continue em expansão nos próximos meses, com a chegada da alta temporada, além da realização da COP 30 em pouco mais de dois meses.

Pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), a meta para 2025 é alcançar 6,9 milhões de visitantes internacionais, com geração estimada de US$ 7,3 bilhões em receitas.

Segundo a presidente da ABAV Nacional (Associação Brasileira Agência Viagem), Ana Carolina Medeiros, neste ano, foram observados resultados expressivos em três frentes principais: litoral, especialmente Nordeste e Sul; destinos de natureza; e capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Ela destaca que as ações de promoção internacional têm ampliado a visibilidade do país no cenário global, atraindo cada vez mais visitantes estrangeiros.

“Também contribuem para esse cenário os investimentos em infraestrutura turística, as melhorias na oferta hoteleira e a crescente profissionalização dos profissionais do setor, fatores que tornam o Brasil mais competitivo e com maior credibilidade no mercado internacional”, analisa.

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