Papa

Papa Leão XIV orienta novos bispos em formação sobre a vida episcopal

Bispos recém-nomeados dos cinco continentes se reuniram no Vaticano

192 novos bispos estão no Vaticano para um encontro formativo. Hoje o Papa Leão XIV esteve com eles. No primeiro momento, o Pontífice conduziu à oração Veni Creator e logo depois explicou a dinâmica do encontro com um diálogo à portas fechadas. 

No discurso inicial, o Papa agradeceu aos responsáveis pelo curso e, bem humorado, citou o departamento para os bispos, seu antigo escritório, até ser escolhido o Papa, dizendo que pensava que também participaria deste curso vestido de preto.

De acordo com o Santo Padre, o dom do episcopado existe para o serviço do Evangelho e não para si mesmo. Leão XIV apontou o quanto é importante e necessário que cada bispo tenha consciência de que foi escolhido e chamado para ser enviado como apóstolo do Senhor e servo da fé. “Talvez alguns tenham se perguntado: ‘Porque eu fui escolhido?’ ‘Pelo menos eu me pergunto’”, brincou o Papa.

Neste contexto, Leão XIV citou seu predecessor, o Papa Francisco, que repetia que a única autoridade dos bispos é o serviço posto em prática no dia a dia de cada diocese. Para o Papa, muitos dos que voltam a bater à porta da igreja às vezes não encontram linguagens e formas adequadas nas propostas pastorais.

O Santo Padre salientou que não se deve esquecer outros desafios de caráter cultural e social, a exemplo da guerra, da violência, do sofrimento dos pobres, da aspiração a um mundo mais fraterno e solidário e os do valor da vida e da liberdade.

 Leão XIV concluiu sua fala salientando que a Igreja envia os bispos como pastores zelosos, atentos, capazes de compartilhar o caminho, as interrogações, os anseios e as esperanças das pessoas, pastores que desejam ser guias, pais e irmãos para os sacerdotes e para os irmãos na fé.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo