Após tarifaço, Mercosul e Canadá retomam negociações de livre comércio
Mauro Vieira recebeu o ministro de Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu, para avançar em acordo entre o país e o bloco

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira disse que o Mercosul e o Canadá retomaram as negociações de livre-comércio entre o bloco sul-americano e o país norte-americano. A declaração do chanceler ocorreu durante visita do ministro de Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu, ao Palácio do Itamaraty.
“Tomamos a decisão conjunta de avançar para a retomada das negociações de livre comércio entre o Canadá e o Mercosul […] um passo oportuno e estratégico que responde ao momento atual da economia internacional e que demonstra a nossa disposição para o Brasil para maior integração e competitividade”, destacou Mauro Vieira.
O Brasil assumiu a presidência do Mercosul durante a 66ª Cúpula de Chefes de Estado realizada no começo de julho em Buenos Aires, na Argentina. Durante o comando brasileiro, a expectativa é concluir o acordo entre o bloco dos países sul-americanos e a União Europeia até o final do ano e avançar em outras negociações, como com o Canadá, o Japão e a Indonésia.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, as primeiras reuniões de negociação devem começar em outubro, entre representantes do Brasil e do Canadá. Mauro Vieira reforçou que a retomada das conversas aconteceu após a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reunião do G7 em Kananaskis (Canadá), em junho.
Atualmente, fazem parte do Mercosul Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Bolívia já formalizou a adesão, mas está em processo de integração, que pode levar até quatro anos para ser concluído.