
Mais de 700 estudantes atletas de todos os Institutos Federais da região Norte participarão, de 25 a 29 de agosto, no Amapá, da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2025. A cerimônia oficial de abertura será realizada nesta segunda-feira (25), às 17 horas, no Ginásio Avertino Ramos.
Pela primeira vez realizado no Amapá, o JIF Norte tem organização do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), com apoio do Governo do Amapá. Além do Ifap, participarão o Instituto Federal do Acre (Ifac), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o Instituto Federal do Pará (IFPA), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Cerca de mil pessoas estarão envolvidas diretamente nas atividades, entre atletas, comissões técnicas e delegações formadas por servidores das instituições participantes, desempenhando funções de acompanhamento, orientação e coordenação das equipes.
As competições ocorrerão em onze modalidades esportivas olímpicas – atletismo, basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez – e provas paralímpicas, nas modalidades de natação e atletismo, garantindo a participação de estudantes com deficiência.
Os locais de competição serão os seguintes: Ginásio do Campus Macapá, Ginásio Avertino Ramos, Arena Adamor Picanço, piscina olímpica (Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues/Secretaria de Estado de Esporte-Sedel), pista de atletismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Tênis de Mesa, em Macapá, e Estádio Augusto Antunes, em Santana.

“A realização da etapa Norte no Amapá, pela primeira vez em sua história, representa uma conquista significativa. Além de projetar o estado no cenário esportivo nacional, o evento movimenta a economia local, estimula o sentimento de pertencimento e amplia o reconhecimento do Instituto Federal do Amapá como instituição pública de referência na educação, na cultura e no esporte”, destaca o reitor do Ifap, Romaro Silva.
O Governo do Amapá, por meio da Sedel, tem papel estratégico na realização da Etapa Norte dos JIF 2025. A parceria institucional inclui o investimento direto de R$ 1,500 milhão, alocados por meio de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, para custeio da infraestrutura, bem como a cessão de espaços esportivos públicos – como estádios, ginásios, arenas e piscina olímpica – o apoio logístico necessário para as competições.
Marco histórico
A etapa Norte dos JIF é realizada desde 2004, sendo uma das mais tradicionais do calendário esportivo da Rede Federal. Os estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins já sediaram uma ou mais edições.
“Trata-se de um marco histórico para o Instituto Federal do Amapá e para o estado, consolidando sua posição no cenário esportivo da Rede Federal. A realização dos jogos no Amapá permitirá que a comunidade local se envolva ativamente em atividades esportivas, promovendo um ciclo positivo de desenvolvimento, inclusão social e descoberta de novos talentos”, destacou Romaro Silva.
Além da dimensão esportiva, ressaltou o reitor do Ifap, o JIF representa um meio poderoso de valorização e visibilidade para o estado do Amapá, unindo pessoas em torno de um objetivo comum, independentemente de diferenças étnicas, sociais ou econômicas. É, portanto, uma oportunidade de fortalecimento do sentimento de pertencimento e de promoção da cidadania por meio do esporte.
Saiba mais
Os Jogos dos Institutos Federais são uma competição esportiva estudantil da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que abrange, em todos os estados brasileiros, 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Colégio Pedro II.
O principal objetivo do JIF é incentivar a prática esportiva no ambiente educacional, promovendo valores como saúde, cidadania, ética, cooperação, respeito às diferenças e espírito de equipe. Também contribui para o desenvolvimento de talentos esportivos e para a formação integral dos estudantes, fortalecendo o papel do esporte como ferramenta pedagógica e de transformação socia
O JIF é organizado em etapas: local, estadual, regional e nacional. Na etapa Norte, cada Instituto Federal realiza seletivas internas e forma sua delegação, composta por alunos-atletas, técnicos e servidores. As disputas seguem regulamentos unificados e contam com arbitragem oficial.