Chuvas e inundações matam 30 pessoas em Pequim, informa agência
Presidente Xi Jinping pediu todos os esforços para garantir a segurança das pessoas na luta contra enchentes e desastres geológicos

Chuvas intensas e inundações provocaram a morte de 30 pessoas em Pequim. Em apenas alguns dias, autoridades registraram a quantidade de precipitação esperada para todo o ano na capital da China. Outras regiões também foram afetadas.
O presidente Xi Jinping pediu todos os esforços para garantir a segurança das pessoas na luta contra enchentes e desastres geológicos causados por fortes chuvas que atualmente afetam algumas partes da China, informou a agência estatal Xinhua nesta terça-feira (29).
De acordo com agência chinesa, 28 mortes foram registradas no distrito de Miyun e outras duas em Yanqing, ambos ao norte da capital. Ainda não há detalhes sobre cada caso.
Xi afirmou que devem ser realizadas buscas e resgates dos desaparecidos ou soterrados. O presidente enfatizou que os residentes em áreas ameaçadas pelas enchentes devem ser prontamente realocados e reassentados para minimizar as vítimas.
Ele também pediu às autoridades que planejem os piores cenários extremos, esclareçam as responsabilidades, implementem meticulosamente as medidas de controle de enchentes, monitorem de perto e reforcem as áreas vulneráveis e críticas e aloquem socorristas e suprimentos com base em avaliações científicas.
Recentemente, chuvas fortes e contínuas atingiram as regiões leste, norte e nordeste da China, o que levou a desastres geológicos e muitas vítimas em Beijing, Hebei, Jilin e Shandong, conforme Xinhua.