Tamagotchi: o brinquedo que virou mania nos anos 90 e segue na ativa
Brinquedo eletrônico fez muito sucesso nos anos 1990; descubra a história do bichinho virtual

Se você viveu entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, provavelmente conhece o Tamagotchi, um bichinho virtual que se tornou uma verdadeira febre entre jovens do mundo todo, inclusive no Brasil. Segundo dados oficiais da marca, mais de 91 milhões de unidades foram vendidas globalmente, sem contar as vendas das versões piratas.
O Tamagotchi chegou ao Brasil entre 1997 e 1998 e, pouco tempo depois, já fazia parte do dia a dia de crianças em todo o país. Além das versões originais, diversas imitações eram vendidas no comércio brasileiro – algumas dessas versões piratas até ofereciam mais recursos do que o bichinho digital original.
O sucesso foi tão grande que chegaram a ser lançadas versões inspiradas em franquias famosas do entretenimento, como Toy Story, da Disney. Não é à toa que a marca continua lançando novos modelos atualizados para os fãs; por exemplo, um dos mais recentes tem formato de relógio de pulso.

O que é um Tamagotchi?
O Tamagotchi é um pequeno aparelho que cabe na palma da mão, um brinquedo eletrônico que permite ao usuário cuidar de um bichinho virtual. Ele possui uma carcaça colorida, alguns botões para as interações e uma tela LCD onde o bichinho é exibido.
O Tamagotchi é um brinquedo da marca japonesa Bandai, também conhecida por sucessos dos videogames. O primeiro modelo foi lançado em 1996, mas a empresa continua produzindo novas versões até hoje; segundo o site oficial, o modelo mais recente foi lançado em 2023.
O nome do dispositivo está relacionado ao seu formato característico de ovo: a palavra “tamago” significa “ovo” em japonês. Já “uotchi” vem de “watch”, que significa relógio em inglês. A junção dessas palavras originou o nome “Tamagotchi”, já que a ideia inicial era que o aparelho tivesse o formato de um relógio.

Como jogar um Tamagotchi
Toda a jogabilidade gira em torno de cuidar de um bichinho virtual que “nasce” assim que você começa a jogar. O dispositivo funciona em tempo real, e você controla funções como alimentação, higiene, brincadeiras e sono.
É preciso alimentá-lo na hora certa, limpar a sujeira quando o aviso aparece, brincar para mantê-lo feliz e colocá-lo para dormir. Tudo isso pode ser monitorado no próprio Tamagotchi, que mostra o estado de saúde do bichinho.
Se ele ficar doente, você precisa dar remédios. O objetivo é mantê-lo sempre contente, resultando em um bichinho adulto saudável. Porém, se não receber os cuidados necessários, ele pode acabar morrendo.

Origem do Tamagotchi
O executivo da indústria de brinquedos e criador do Tamagotchi, Akihiro Yokoi, contou que teve a ideia do aparelho após assistir uma propaganda em que um garoto diz que não poderia cuidar de sua tartaruga de estimação durante as férias.
Foi então que ele refletiu: se as crianças nem sempre podem levar seus animais de estimação para todos os lugares, seria possível levar um bichinho virtual. Na época, Yokoi era presidente da empresa Wiz Co., responsável por desenvolver projetos de brinquedos para outras companhias.