“Avatr 11”: Caoa traz ao Brasil SUV de luxo com autonomia de 1.000 km com visual que impressiona
Com a força de gigantes como Huawei e CATL, e provável parceria com o Grupo Caoa, marca trará seu veículo com meta de iniciar vendas em 2025

A corrida das marcas chinesas no Brasil vai ganhar um novo competidor de peso. A Avatr, uma fabricante de carros elétricos de luxo, está se preparando para desembarcar no país. A empresa já testa seus veículos em território nacional. O objetivo é começar as vendas em agosto de 2025, trazendo inicialmente um SUV com tecnologia de ponta.

Chegada ao Brasil com a parceria da Caoa
A Avatr planeja sua entrada no mercado brasileiro de uma forma diferente da BYD e GWM. A marca de luxo não terá uma operação própria. Em vez disso, contará com um parceiro local experiente. As apurações indicam que o grupo Caoa deve ser o representante oficial.
A Caoa possui uma longa história de sucesso no Brasil. Foi responsável por lançar marcas como Renault, Subaru e Hyundai. A empresa também é sócia na operação da Caoa Chery. Com a Avatr, o grupo entraria no segmento de veículos de luxo. Poderia até mesmo aproveitar a estrutura da sua rede e a fábrica de Anápolis (GO) para montar os carros localmente e reduzir o impacto dos impostos.

O SUV que lidera a ofensiva da marca
O primeiro lançamento da Avatr no Brasil será o Avatr 11. Este é um SUV elétrico de grande porte com estilo cupê e linhas de fastback. O modelo já foi visto rodando em testes pelas ruas de São Paulo. Seu design robusto é complementado por grandes rodas de 21 polegadas.
As dimensões do SUV são generosas. Ele mede 4,88 metros de comprimento e tem 2,97 metros de distância entre-eixos. Seu porte é semelhante ao do BMW X6. Por dentro, o Avatr 11 aposta na tecnologia com três telas de alta resolução: duas de 10,2 polegadas e uma central de 15,6 polegadas.

O que esperar do novo SUV chinês?
O Avatr 11 chega com opções de motorização avançadas. Na China, o SUV é vendido em versões 100% elétricas ou com extensor de autonomia (EREV). Este sistema usa um motor a gasolina apenas para gerar energia para o motor elétrico. Com essa configuração, a autonomia combinada ultrapassa os 1.000 km.
A versão que roda no Brasil possui dois motores elétricos. Juntos, eles entregam impressionantes 547 cv de potência e 70 kgfm de torque. Com essa força, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. As versões puramente elétricas podem ter baterias de até 116,8 kWh, com um alcance que chega a 815 km no padrão chinês.

Os cérebros por trás da marca: Changan, CATL e Huawei
A Avatr não é uma marca qualquer. Ela nasceu da união de três gigantes chinesas. A montadora Changan, a maior fabricante de baterias do mundo, a CATL, e a gigante da tecnologia, Huawei. Essa parceria garante um alto nível de inovação.
Todos os veículos da Avatr saem de fábrica com um pacote completo de tecnologias de assistência à condução desenvolvido pela Huawei. O sistema utiliza dezenas de câmeras, radares e sensores para monitorar o ambiente e evitar acidentes.
Futuro da linha e a operação independente da Changan
Depois do SUV Avatr 11, a marca planeja trazer outros modelos. A linha deve incluir o sedã 06, o SUV 07 e o sedã cupê 12. Os modelos de maior volume devem ser o 06 e o 07.
É importante notar que a chegada da Avatr pela Caoa será uma operação totalmente independente da Changan. A montadora também prepara seu retorno ao Brasil, mas com uma operação própria, prevista para daqui a dois ou três anos. Assim, o número de fabricantes chinesas no país continuará crescendo.