Dia D do HU realiza mais de 479 atendimentos
Iniciativa faz parte do programa "Agora tem Especialistas" do Governo Federal

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (5), o Dia E, mutirão com 479 atendimentos.
A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação e foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, em todas as regiões do Brasil.
No total, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde.
O mutirão também fortaleceu a integração entre ensino e assistência, com a participação de estudantes da área da saúde, que colocaram em prática seus conhecimentos sob a supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.
Os procedimentos ofertados no HU-Unifap foram 138 consultas multiprofissionais; 140 consultas médicas especializadas; 192 exames laboratoriais e de imagem; e 09 cirurgias ortopédicas, totalizando 479 atendimentos em um único dia.

As especialidades atendidas foram:
- Consultas
- Anestesiologia
- Cardiologia
- Cirurgia Geral
- Oftalmologia
- Fonoaudiologia
- Fisioterapia
- Nutrição
- Terapia Ocupacional
- Psicologia
- Exames
- Exames laboratoriais
- Eletrocardiogramas
- MAPA
- Tomografias
- Exames Oftalmológicos
O Gerente de Atenção à Saúde da unidade hospitalar, Clodoaldo Cortês, disse “Tivemos uma avaliação positiva desse mutirão do projeto Ebserh em ação, Agora Tem Especialistas, realizado no dia 5 de julho. Nós planejamos atender 508 procedimentos, e totalizamos no dia, 479 procedimentos, onde realizamos exames, cirurgias e diversos outros atendimentos, dando assistência a população, colaborando com o gestor SUS, na resolutividade de problemas relacionado a saúde da população”.
Para Kaio Santos, médico residente em anestesiologia (R2), “para o residente, é muito importante ter acesso a diversas cirurgias variadas, conseguindo revisar anatomia, usando ferramentas que na prática, as vezes a gente não tem muito acesso. São mutirões assim que permite que vejamos um bom volume de cirurgia e auxilia muito no nosso ensinamento”.
Parceria
O Dia E é uma ação do Governo Federal, realizada por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde e da Ebserh, que também faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação também integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Ministério da Saúde, para reduzir o tempo de espera no SUS.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, reforçou que, neste ano, a estatal já promoveu 166 mutirões em todo o país.
“Esse esforço conjunto do Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde, e da Ebserh, que também faz parte do SUS, nos permite enfrentar o desafio histórico de aceso a atenção especializada no Brasil. Assim, vamos garantir à população brasileira o direito à saúde e, ao mesmo tempo, a melhor formação para os futuros profissionais de setor”, defende.