Fila de espera por aposentadoria, pensão e auxílios do INSS dispara no primeiro semestre
Os 6 primeiros meses do ano registraram aumento em relação ao mesmo período de 2024; em junho, número de requerimentos quase dobra e chega a 2,44 milhões

A fila de espera por aposentadoria, pensão e auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disparou no primeiro semestre deste ano e encerrou o mês de junho em 2,44 milhões de requerimentos. Desse total, 1,17 milhão é de benefícios por incapacidade.
Os dados foram divulgados na última semana, em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. Os seis primeiros meses deste ano registraram alta em relação ao mesmo período do ano anterior.
A escalada da fila por benefícios começou em dezembro, quando o número ultrapassou 2 milhões, e atingiu o auge em março, com 2,7 milhões de requerimentos. É o maior nível desde 2019.
Em junho, o aumento foi de 81% em relação ao mesmo período de 2024, quando havia 1,35 milhão de requerimentos. Em relação ao mês de maio, que registrou 2,56 milhões de requerimentos, houve queda de 4,6%.

Tempo médio de conclusão dos pedidos
- 68 dias – para aposentadoria por tempo de contribuição
- 57 dias – para aposentaria por idade
- 60 dias – para pensão por morte
- 37 dias – para salário-maternidade
- 36 dias – para benefício assistencial ao idoso
- 110 dias – para benefício assistencial à pessoa com deficiência
Histórico
Ao longo de 2024, houve uma diminuição da fila de concessão entre janeiro e junho, antes de voltar a crescer e alcançar o maior número do ano em dezembro, com 2.042.016 pessoas. Já nos primeiros meses de 2025, houve uma escalada, atingindo o recorde em março, de 2,7 milhões.
O INSS e o Ministério da Previdência não responderam sobre o posicionamento atual da fila. Anteriormente, afirmaram que as alterações da lei que passou a exigir biometria para o BPC (Benefício de Prestação Continuada) gerou um represamento, além do aumento de requerimentos.
Em março deste ano, o Ministério da Previdência Social havia anunciado uma ação extraordinária para reduzir a fila e o tempo de espera dos segurados por benefícios assistenciais e previdenciários.
A medida incluía 500 servidores para trabalhar para esta finalidade, com adicional de 30% na meta de produtividade.