Enem 2025: inscrições começam nesta segunda, (26); veja como fazer
Candidatos têm entre esta segunda-feira, 26, até o próximo dia 6 de junho para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam nesta segunda-feira, 26. Os interessados têm entre hoje até o próximo dia 6 de junho para se inscrever na Página do Participante.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos seguidos, nos dias 9 e 16 de novembro. No entanto, por conta da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Como se inscrever no Enem 2025?
- Acesse a Página do Participante e utilize o login único da plataforma gov.br para entrar. Caso não lembre a senha, é possível recuperá-la com as orientações da própria plataforma.
- Informe dados pessoais: confirme e preencha os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade e endereço;
- Atendimento especializado: informe se precisa de algum atendimento especializado durante a aplicação da prova;
- Aplicação da prova: escolha o idioma (espanhol ou inglês) para a prova de língua estrangeira e indique a sua situação com relação ao ensino médio;
- Formulário socioeconômico: preencha um questionário com perguntas sobre renda familiar e itens que a pessoa tem acesso, por exemplo;
- Informações para contato: indique um telefone fixo ou telefone celular para contato, além de um e-mail válido.
- Envie a foto obrigatória: inclua uma foto atual, que será utilizada para fiscalização no dia do exame;
- Finalizar a inscrição: confirme seus dados, finalize a inscrição e faça o pagamento da taxa caso não tenha recebido o direito à isenção. Apenas após a confirmação do pagamento que a sua inscrição estará efetivamente concluída.
Taxa de inscrição do Enem 2025
A taxa de inscrição do Enem continua no valor de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho. O boleto é gerado na Página do Participante.
O valor pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, o candidato deve acessar o QR Code que consta no boleto.
Os resultados dos recursos relativos aos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem foram divulgados na última quinta-feira, 22.
Novidade para alunos do 3º ano
Os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas já terão a pré-inscrição feita no Enem.
Com isso, eles só precisarão entrar na Página do Participante para confirmar a inscrição e escolher entre espanhol ou inglês para as questões de idioma do exame. A prova é gratuita para os concluintes do ensino médio.
Prova também certificará ensino médio
A partir desta edição, o exame voltará a certificar a conclusão do ensino médio para estudantes com 18 anos ou mais. O Enem tinha deixado de ter essa função em 2017 e as pessoas buscavam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para obter o diploma.
Como serão as provas do Enem?
O candidato deverá escrever uma redação dissertativa-argumentativa e responder a 180 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:
- Primeiro domingo: 9 de novembro
– 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
– 45 questões de ciências humanas; e Redação.
- Segundo domingo: 16 de novembro
– 45 questões de matemática; e
– 45 questões de ciências da natureza.
Calendário do Enem 2025
- Inscrições – 26/5 a 6/6
- Pagamento da taxa de inscrição – 26/5 a 11/6
- Tratamento pelo nome social – 26/5 a 6/6
Atendimento especializado
- Solicitação – 26/5 a 6/6
- Resultado – 13/6
- Recurso – 16/6 a 20/6
- Resultado do recurso – 27/6
Provas
- Aplicação – 9/11 e 16/11
- Aplicação em Belém-PA, Ananindeua-PA e Marituba-PA – 30/11 e 7/12
O que é o Enem?
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Além disso, o exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e a nota pode ser usada em programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).